quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

REFERÊNCIAS #2: Ricardo Galvão

Mais uma crónica do meu “Referências”. No #1 falei da minha inspiração no RAP. Hoje é a inspiração no desenho. O meu grande exemplo nas caricaturas. Eu tinha que falar deste SENHOR da caricatura. Já acompanho caricaturistas nacionais e internacionais a muito tempo. E muitos deles com um talento impressionante, mas este senhor é o que tem o trabalho, o traço que mais me fascina. Comecei a fzr caricaturas por causa dele. Via as caricaturas dele e tentava reproduzir. Hoje já crio as minhas próprias caricaturas. Mas uma coisa não posso negar, e digo-o sem problemas. Aliás, digo-o com muito orgulho. O meu traço tem coisas dele. É normal, foi nele que me inspirei, é impossível fugir a isso. Apesar de hoje em dia ter evoluído e conseguir fazer as minhas próprias caricaturas, acho que nunca me vou separar do traço que me fascinou. O traço de Ricardo Galvão.

Há coisa de um mês vi uma entrevista de um caricaturista brasileiro, conhecido como Batistão, em que ele dizia algo do género. Que ainda hoje tem traços das pessoas em quem ele se inspirou, ele diz que é inevitável. Eu começo a perceber isso. Por mais anos que passem, continuo com aquele traço.

Voltando ao Ricardo Galvão.

Já acompanho as caricaturas dele, desde que começou a fazê-las para o “Jornal Abola”. Guardo tudo dele, todas as caricaturas que aparecem guardo. Os livros com caricaturas dele compro sempre que posso.

A pouco tempo tive a felicidade de contactar com ele, ainda que via internet, e pude verificar que é uma pessoa muito acessível. O que me deixa realmente contente. Além do talento, mostra-se sociável com quem admira o trabalho dele.

É, e vai continuar a ser, a minha grande inspiração no desenho. Um mestre.



Blog: http://rgalvao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário